Ajustar-se a um novo trabalho pode ser a parte mais difícil de começar em um emprego. Um recente estudo da consultoria de recrutamento e seleção OfficeTeam indica que cerca de 1/3 (32%) dos entrevistados disseram que o processo de aclimação a uma nova cultura corporativa é o maior desafio para se reintegrar à força de trabalho, depois de um longo período de ausência.

Toda empresa tem uma cultura corporativa _ uma mistura única de valores e regras não oficiais que afetam como  os indivíduos interagem e como os projetos são realizados dentro da companhia. Se você tiver problemas em se articular no ambiente corporativo, sua moral e seu desempenho podem sofrer.

No entanto, muitas das normas específicas para uma empresa em particular não são visíveis, especialmente do lado de fora da corporação. Aprendendo o máximo possível sobre a cultura corporativa antes de entrar na companhia, você aumenta sua capacidade de aceitar ou não uma oferta de trabalho. E se você optar por aderir à empresa, dará a si mesmo uma chance melhor para se integrar rapidamente com seus novos colegas.

Entender e se adaptar à cultura corporativa de um novo empregador não significa neutralizar sua personalidade ou agir como alguém que você não é.
Uma abordagem insincera pode atrapalhar seu relacionamento com colegas de trabalho e impedir que você se sinta confortável com o novo ambiente. Por outro lado, ao demonstrar que você conhece e respeita as regras oficiais ou não, você dá a si mesmo vantagem para se tornar parte do novo time. Confira algumas dicas para identificar a cultura corporativa de uma corporação ainda no processo de recrutamento:

Faça o seu dever de casa. Comece visitando o website da empresa. Mesmo a área “sobre” pode oferecer pistas sobre a cultura. Ela é formal? Se encaixa nos seus objetivos? Para dicas adicionais, verifique a presença da corporação em redes sociais, como Linkedin, Facebook e Twitter. Nessas ferramentas, você pode interagir diretamente com recrutadores e com outros funcionários da companhia.

Mantenha seus olhos e ouvidos abertos. Entrevistas e outras visitas ao escritório da empresa trazem oportunidades para observar a cultura da organização de forma relativamente natural. Veja como (ou quando) os funcionários se cumprimentam nos corredores. A maioria das pessoas trabalha em salas individuais ou em áreas comuns? Os empregados parecem relaxados e entusiasmados, ou tensos e estressados? Como as pessoas se vestem?

Use a entrevista a seu favor. Não há nada errado em fazer perguntas diretas ao recrutador que digam respeito à cultura corporativa. Se um questionamento amplo, do tipo ³como é trabalhar aqui², não gerar uma resposta satisfatória, tente perguntar de forma mais específica, por exemplo, como a empresa avalia e premia o sucesso e com qual frequência os empregados participam de confraternizações.

Fale com empregados. Funcionários atuais e ex-colaboradores são as melhores fontes de informação sobre a cultura empresarial. Faça contato com membros da sua rede de contatos para encontrar pessoas que tenham trabalhado na companhia.
Uma vez que você tenha dito sim à proposta, veja algumas dicas para começar com o pé direito no novo emprego.

Veja e aprenda. Preste atenção a como outros funcionários interagem no ambiente de trabalho. Alguns hábitos e preferências, como quando e como as pessoas se comunicam,  podem ser aprendidos somente com observação e experiência.

Fique atento. Quando começam em uma nova posição, muitos profissionais de TI se concentram tanto no trabalho que deixam de lado oportunidades para interações informais com colegas. Certifique-se de apresentar-se a todos aqueles com os quais você vai trabalhar. Para quebrar o gelo, convide-os para tomar um café ou almoçar com você.

Quando precisar de ajuda, peça. É melhor admitir sua falta de experiência em uma área em particular ­ seja uma questão técnica ou cultural ­ a cometer uma gafe.  Fazer perguntas ao colega certo traz benefícios adicionais, como deixar a pessoa à vontade com você.

Peça feedbacks. Depois de algumas semanas, peça ao seu chefe uma reunião rápida para discutir não apenas seu desempenho, mas também como você avalia sua adesão à cultura da empresa. Esse feedback pode ajudá-lo a evitar que problemas menores tornem-se maiores.

Li em http://computerworld.uol.com.br/carreira/2010/05/31/como-se-ajustar-a-um-novo-emprego/

Por:

Por Catherine Kaputa, CIO (EUA)

Anúncios